24 outubro 2011

SEGUNDA EM OUTRA LÍNGUA


      Olá! Hoje começa uma coluna enova aqui no blog, Segunda em outr língua. Eu me sinto um peixe fora d'água com tantos blogs falando de livros em inglês... Eu não sei inglês, e não gosto de inglês. Não me pergunte o porque, mas simplesmente nunca gostei, nem no colégio. Mas um idioma que sempre achei lindo e gosto bastante é o Francês. Desde o ínicio do ano eu tomei coragem e comecei um curso, e por sinal eu amo amo amo! Já comecei vários de inglês, mas nunca passei de dois meses. Agora o bom e velho Francês sempre me encantou e não larguei.
      Com isso quero mostrar um pouco da literatura em francês, alguns livros interessantes, resenhas de livros em francês que vou lendo devagar e sempre (estou no começando né gente! Deem esse desconto). Hoje é a estréia da coluna, quem sabe na próxima eu já traga uma resenha ^^ .
      Fiquem a vontade para dar sugestões, criticar (construtivamente,sempre!)... 
      Sempre que posso fico babando na lista de livros que a Livraria Cultura e a Amazon.fr tem muitos livros que são THE BEST aqui no Brasil em francês. Tenho alguns por causa do curso, mas não são livros recentemente lançados. E na biblioteca de onde faço o curso tem muitos clássicos, ainda vou tomar coragem e lê-los.
     Um que quero mostrar hoje é o livro de um filme que a maioria de nós ja assistimos: CHARLIE ET LA CHOCOLATERIE. Alguém aqui se lembra do bom e velho Willy Wonka ? É o livro da Fantástica Fábrica de chocolate, ainda quero ler esse livro. Porque o filme eu já vi milhões de vezes e sempre me dá vontade de comer aquela fábrica toda (pensamento de gordinho).

Le métier de visseur de capuchons de tubes de dentifrice ne permettait pas à Mr Bucket de subvenir aux besoins de sa nombreuse famille - Mrs Bucket son épouse, grand-maman Joséphine et grand-papa Joe, grand-papa Georges et grand-maman Georgina. Sans oublier son fils Charlie dont le rêve le plus fou était de manger du chocolat! Aussi, quelle ne fut pas l'émotion du jeune garçon en apprenant que Willy Wonka invitait cinq enfants à visiter sa merveilleuse chocolaterie, la plus célèbre du monde entier. Les cinq enfants qui découvriraient un ticket d'or caché dans cinq bâtons de chocolat.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário