Páginas

03 junho 2011

Leitor Amigo # 1

     Ei gente!!! Tudo bem!?!? Eu to bem... Mas continuo ansiosa hehehe ( tá bom não falarei mais isso). 
     Hoje vou mostrar para vocês a sugestão de uma leitora do blog, a Lígia. É uma amiga mais conhecida como Mux  =D (bjomeliga mux). Então ai vai a sugestão com os comentários dela. Espero que gostem.



O caçador de pipas
Khaled Hosseini


    Este é um dos romances mais bonitos que já li. Uma história sobre redenção.
Particularmente, gosto de histórias com temáticas que envolvam relacionamento humano e seus conflitos. Também gosto de enredos que se passam em ambientes considerados um pouco "exóticos", que nos remetem a uma realidade bem diversa da nossa, às vezes de forma crua, mas não sem beleza. Para quem compartilha desses gostos, este livro é, com certeza, mais do que recomendado.
   A história começa em Cabul, capital do Afeganistão, na década de 1970, uma cidade cheia de vida, onde Amir, um menino de 12 anos, órfão de mãe e filho de um pai bem sucedido, vive sua infância ao lado do fiel amigoHassan,filho do empregado da casa. 
    A narrativa se desenvolve em primeira pessoa: quem nos conta a sua história é o próprio Amir. Assim, temos a impressão de entrar em sua mente, entender seus sentimentos, conflitos e angústias. Amir é um menino inteligente, que gosta de escrever histórias (às quais o pai dá pouca importância) e as lê para Hassan, que se vê maravilhado pelo mundo da ficção sem, contudo, poder ele mesmo lê as histórias que tanto o fascinam, por ser analfabeto. 
   Os meninos compartilham em sua infância as mais diversas experiêncas que se podem esperar de crianças de sua idade e, por meio da relação entre os dois, o narrador vai traçando suas personalidades. Amir possui inteligência, mas é um pouco covard. Acima de tudo, é carente; sente-se de certa forma desprezado pelo pai e, apesar da amizade que sente por Hassan, se ressente da atenção que seu pai presta ao menino. Hassan, por sua vez, é um exemplo de fidelidade, de quem sempre assume a autoria das travessuras no lugar do amigo e está pronto a defendê-lo a qualquer momento. 
    Acompanhado de seu fiel escudeiro e com imenso desejo de agradar o pai, a fim de receber sua completa aceitação, no inverno de 1975 Amir participa de um campeonato de pipas, um evento tradicional na Cabul da época, no qual todos os meninos da cidade se enfrentavam para definir quem seria o grande campeão, dono da única pipa a restar empinada no céu. Naquele ano foi Amir. Ao derrotar seu último adversário, Hassan sai correndo para apanhar a pipa cortada. Ele tinha um talento nato.  Mesmo sem olhar para o céu sabia, como que por intuição, onde a pipa cairia. Assim, se lança no trajeto em busca "do troféu" conquistado pelo amigo, que corre atrás dele e assiste (e apenas assiste) a um acontecimento que mudará a vida dos dois para sempre. 
    Vários anos depois, Amir é um escritor. Mudara-se para os Estados Unidos com o pai desde que Cabul foi dominada pelo Talibã. Certo dia recebe uma ligação que o chama para uma visita ao Paquistão: uma segunda chance dada a ele pelo destino para redimir sua culpa e libertá-lo de um passado que deixara escondido naquele dia do campeonato, mas que jamais o abandonara.
   Que acontecimentos o esperam no Pasquitão e em Cabul, agora uma cidade estranha, que em nada se assemelha à da sua infância? O que Amir precisará fazer para se tornar bom novamente? Amir nos revela, de forma emocionante, sua busca por redenção.


Escrito por Lígia Domingos


8 comentários:

  1. Oi, que blog fofo! Adorei!

    Obrigada pela visita lá no blog tb!!

    Ahh nunca li caçador de pipas... mas não me chama atenção! >.<

    Seguindo você também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu nunca comentei por aqui, mas enfim, agora to comentando UASHAUHSAU Eu já li esse livro, mas não gostei não :S Sei lá, estranho.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que eu quero ler, mas ainda não tive a oportunidade!
    Eu quero ver o filme e ai se gostar, espero ler o livro rs

    ^^


    Gostaria de participar da promo "Cidade das Cinzas ou Água para Elefantes"? http://migre.me/4B8cT

    ResponderExcluir
  4. Excelente livro. Mesmo com o pouco tempo que tenho li super rápido, de tão fascinante que é.

    Agora estou aguardando um empréstimo de outro livro do mesmo autor. Quando eu ler te falo, se não já tiver sido feito.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Legal a sugestão... Depois que eu ler os que estão na fila aqui, vou procurar ler esse :D
    Uma amiga minha já leu e amou...

    Dediquei um selinho pra você no meu blog:
    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com/2011/06/sorteio-o-cantinho-da-sofz.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Huuuuum, ÓTIMA sugestão!!! Já li e já vi o caçador de pipas! Sou apaixonada pelo livro e o filme não ficou pra trás!! Os dois são lindos demais! \o/

    Beijos flor!
    Amanda.
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  7. Ei!
    Este livro é mesmo lindo!
    E eu chorei ao lê-lo.
    O filme tb não é ruim, apesar de não chegar aos pés do livro.
    Bjins
    Ps.: tá quase chegando o dia \o/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei dos livro e do filme, dá mesmo para chorar... Mas eu tive meu momento de raiva do Amir. Deixou o amigo sofrer por ele. Mas no final ate gostei muito dele rss
    Pois é Luciana, tá chegando ! Medooooooooo rsrsrs


    Bjoo e obrigada a todas que comentaram!

    ResponderExcluir