Páginas

04 agosto 2011

O que eu achei de : Água para elefantes

TÍTULO: ÁGUA PARA ELEFANTES
AUTORA: Sara Gruen
ISBN: 9788599296158
PÁGINAS: 272
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2006
EDIÇÃO: 1ª
EDITORA: Sextante

SINOPSE: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.  Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.  Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
 
      O livro conta a história de Jacob um senhor de 90 e poucos anos, que vive em uma clinica para idosos e começa a ter lembranças após um circo ser montado ao lado deste. Em sua memória ele relembra o tempo em que era estudante de veterinária e viu sua vida mudar após os seus pais morrerem em um acidente de carro, e ele se vê obrigado a abandonar a faculdade, e ir embora, deixando tudo para trás.
No meio do caminho ele, em um ato de loucura, pula em um trem em movimento, e constata ao entrar, que o trem pertence a um circo.
É a partir daí que a história começa. É no circo que ele encontra amigos de verdade, inimigos e claro o seu primeiro amor, Marlena, a encantadora de cavalos e também esposa de August o domador de animais. O livro mostra a realidade dos bastidores de um circo, os maus tratos para com os animais, a divisão social entre trabalhadores e artistas, a ganância de algumas pessoas e a exploração do bizarro.
     E claro, não poderia faltar, a conta a relação de Jacob com a elefanta Rosie que no inicio mostra ser uma estúpida, mas que na verdade é bem inteligente. A história deixa a desejar, pelo fato de que a Rosie tem uma participação tão secundária, que eu me pergunto do porque o livro ter o nome que tem.
    O romance entre o Jacob e Marlena, é lindo, mas sem graça, pois as coisas acontecem tão rapidamente que não dá nem tempo de se emocionar.  Mas o que mais me agradou foi o Jacob idoso, pois mostra um pouquinho do que podemos esperar quando a velhice chegar.
    Gostei muito do final do livro, me surpreendeu.
   Não espere ler o livro achando que a história é sensacional e envolvente, pois não é, mas é um livro de agradável leitura, pois, eu apesar de apreciar imensamente a história, seus personagens e toda a emoção e tensão que o circo envolve a paixão que eu esperava ter pelo livro não aconteceu.


12 comentários:

  1. Olá!
    Estou doida por este livro! Parabéns pela resenha, não vejo a hora de poder ler este livro. Também não posso deixar de comentar sobre a capa dele, é muito linda, vibrante!!bjinhos

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler o livro!
    Mesmo que não seja arrebatador, ainda sim parece ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei Sulla, nova colaboradora!

    Sinceramente, eu ainda não me empolguei a ponto de ler este livro.
    Não gosto de circo nem de bichos, então ele já perdeu pontos comigo =P
    Todo mundo gosta é do final, não é?!

    Estou achando que vou ficar só com o filme msm.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa, que bom que gostou da resenha!!! Igual eu disse antes né, a história é legal, mas não é emocionante, leia sim, pois eu tenho um lema todo livro merece ser lido :D!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aione, leia, pois não vai se arrepender...a história só não é apaixonante!!! bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Ei Luciana, o livro não foca mto na apresentação do circo e nem mto nos animais não, posso te dizer que eles são bem secundários, apesar de demonstrar mto os maus tratos...e sim, o final é legal, apesar de ser um pouco irreal! Não assisti o filme, então não posso dizer se é melhor ou não!!! Mas na minha opnião, acredito que o filme deve ser mais emocionante...hihi

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Primeiro parabéns a Sulla por estar entrando em um blog muito especial!
    Que ótima resenha, então meus parabéns agora vai para o blog por ter encontrado um colaboradora muito boa!
    E agora meu comentário sobre o livro. Já tive a oportunidade de ler esse livro, mas não me interessei, acho que estou correndo de enredos fracos!

    Beijinhos
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ei Jessie, mto obrigada!!! Me sinto mto lisongeada e poder participar de um blog como esse, e espero poder colaborar mto, ainda! Quanto ao seu comentário do livro, as vezes é bom correr mesmo...rs

    ResponderExcluir
  9. Hum, realmente esse livro está trazendo vários tipos de resenha e é um daqueles livros que a gente tem que ler pra ter a própria opinião. Não dá pra se basear nas resenhas, são muito divergentes.. Já vi algumas blogueiras dizendo que é super emocionante, lindo e triste. Você disse que é sem graça... então fica aquela dúvida né?
    Em todo o caso eu comprei o livro há algum tempo e pretendo ler assim que der... hehehe!

    Parabéns pela resenha! Pretende ver o filme? ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Jéssica, eu também já escutei algumas pessoas dizendo que o livro é emocionante, mas, é o que eu acho mais legal de um livro, é saber que as pessoas tem visões e opniões diferentes, e isso torna a história mais interessante. Concordo com você, que para saber se é bom ou não, é preciso ler antes, e não só basear em opniões tão diferentes! Leia, pois você não vai perder tempo, porque a história é boa (só não é cativante). E sim, eu pretendo ver o filme sim, ,e pretendo postar aqui também, espero muito que o filme seja mais emocionante! bjinhus

    ResponderExcluir
  11. Eu também esperava um pouquinho mais desse livro, mas confesso que o que mais me emocionou foram os pobres dos animais sofrendo no circo =~ tocou bastante :x
    Ótima resenha =*

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. adorei o livro tanto quanto o filme... robert pattinson é um ótimo ator, o que deixou o filme bem melhor! a resenha tá ótima e mostra pontos que eu achei super interessante no livro! Parabéns!

    ResponderExcluir