Páginas

06 outubro 2011

SET LIST DE QUINTA


 Salve! Salve, senhoras e senhores.
 Pra começar esse desafio quero agradecer minha grande amiga Charlene q me convidou pra tentar escrever um pouquinho sobre musica, e assim vou procurar fazer. A intenção vai ser falar sobre shows, CDs, musicas, DVDs e tudo ligado a isso. Ficamos pensando uma forma de começar, e acho que nada mais justo do q e começar falando sobre o ROCK IN RIO que dominou nas últimas duas semanas as manchetes e o coração de quem gosta de musica. Nas ultimas duas semanas, depois de 10 anos, o evento voltou acontecer no Brasil. Evento esse que vinha sendo realizado só na Europa mais precisamente em Portugal e na Espanha ,e agora voltou a desembarcar por aqui aonde ele nasceu lá em 1985. Muita gente criticando o “line up” do festival, dizendo que deixou de ser ROCK IN RIO por incluir vários nomes q passam longe de serem roqueiros. Mas quem faz essa critica, faz a critica de forma bastante errada, porque desde que surgiu lá em 1985 em todas as edições tiveram vários shows, de vários estilos de musica e não de rock propriamente dito. Em 1985 tivemos PEPEU GOMES, NEY MATOGROSSO, ALCEU VALENÇA, IVAN LINS e vários outros. Em 1991, a história foi exatamente à mesma com ELBA RAMALHO, ROUPA NOVA e por ai vai. Já em 2001, a mistura foi gigantesca, tivemos DANIELA MERCURY, uma noite dedicada só pra N SINC, BRITINEY SPEARS, FIVE, SANDY E JUNIOR e por ai foi. Por tanto, criticar esse ano, CLAUDIA LEITTE, IVETE SANGALO, SHAKIRA e outros não fazem sentido. O ROCK IN RIO não é só um festival e uma marca, é o maior festival do mundo, por tanto, cabe tudo e todos. Vamos falar então como foi o festival, na minha humilde opinião, dia a dia:

23 DE SETEMBRO: Inicia o Festival, FRED MERCURY e Milton Nascimento cantando LOVE OF MY LIFE. Fred aparece no telão, nos fazendo lembrar aquele  momento historico do festival em 1985 que a galera cantou lindamente, e dessa vez não foi diferente. Pontapé dado...O show de abertura ficou por conta dos velhos e ótimos  TITÃS E PARALAMAS acompanhados da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, fizeram um excelente show, bastante empolgaçao. Depois do trio, subiu ao palco à senhora CLAUDIA LEITTE bastante criticada por estar no tal ‘’festival de rock’’, mas fez um show legal, tirando os exageros, que  sempre comete, mas não fez feio , diante do que teve pela frente. Terceira atração da noite, e bastante esperada, KATY PARRY. Confesso que não conhecia muito e não vou querer conhecer, com gritinhos estridentes, mil trocas de roupas e várias coreografias, a cantora ficou devendo, e muito, mas muito mesmo, no quesito mais importante A VOZ. Tirando a beleza ... Quarta atração da noite, SIR ELTON JOHN. Fez um show legal, bastante parecido com o que tinha feito a meses atrás. Vale sempre pela excelente banda, e por ele ser uma lenda. Para fechar a primeira noite...RIHANNA  com show mega simples, sem parafernalias, sem frecuras, e com uma baita voz. Tirando o atraso, foi um show bem legal, com uma banda excelente. Muito bom!!!

24 DE SETEMBRO: O festival chega ao segundo dia e vai aumentando o volume, e agora sim um pouco mais roqueiro. A abertura do dia ficou por conta do NX ZERO...vi o show da banda ao vivo, no ano passado e confesso que achei muito barulhento. Guitarras no talo, uma barulheira infernal, e no ROCK IN RIO nao foi diferente. Resumo da ópera...muito barulho por nada. Segundo show, STONE SOUR, não conhecia, só tinha referencias. Um primo me falou, que era o projeto paralelo de 2 caras do SLIPKNOT. Nem vou comentar . Mas, também foi um show muito  barulhento e com inúmeros palavrões...não sei para que tanto, mas... Terceira banda deste dia, CAPITAL INICIAL. Para mim, um dos melhores shows de todo festival, sensacional! Dinho e companhia fizeram um baita show, com uma baita energia, e o público veio junto, e junto protagonizaram momentos marcantes e inesquecíveis. Quarta banda SNOW PATROL, que fez um show gelado, sem empolgação, não gostei , banda de uma música só. E para fechar a noite, o primeiro grande show gringo, na minha opinião, RED HOT CHILLI PEPPERS, sensacional, repleto de hits, a banda que veio com guitarrista novo, fez um baita show. Sem falar que ver o baixista da banda tocar é uma honra, na minha opinião, um dos maiores do mundo. Show fanstástico para fechar a segunda noite.

25 DE SETEMBRO: Noite dos metaleiros, vou falar pouco, porque pouco conheço. A noite teve GLORIA, COHEED & CAMBRIA, MOTORHEAD, SLIPKNOT E METALLICA. Para mim que conheço pouco, a grande atração foi o METALLICA, excelente, e os caras estavam bastante empolgados, fizeram mais de duas horas de show, muito legal. Dos outros não vou comentar porque não conheço, e posso cometer algumas injustiças.

Primeira semana do festival finalizada. Muito legal, ate agora, com destaque para as bandas nacionais. TITÃS, PARALAMAS E CAPITAL INICIAL e da galera lá de fora os CHILLI PEPPERS E O METALLICA. Vem ai há segunda semana...

Grande abraço
 




Ricardo Brandão
Colunista Set List de Quinta

2 comentários:

  1. Oi Charlene e Ricardo!
    Adorei a nova coluna! Eu não assisti nenhum dos shows do Rock in Rio, então foi legal saber o que rolou.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei esta coluna. Rock In Rio foi tudo! Vou aguardar ansiosa a 2ª parte..... Bjos....

    ResponderExcluir