Páginas

03 novembro 2011

O Rappa


Salve, salve senhoras e senhores...

      Hoje vamos falar do O RAPPA, banda que desembarca em BH no próximo final de semana. Banda que nasceu na baixada fluminense no Rio de Janeiro em 1993 não para ser O RAPPA mas para acompanhar um artista gringo chamado Pappa Winnie, mas logo depois começar a desenvolver seu próprio som. Já no ano seguinte, com Marcelo Falcão assumindo o vocal da banda eles lançam o primeiro disco Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro, um disco bem legal e com muitas questões sócias sendo abordadas. 
      Em 1996 a banda lançou o segundo álbum, Rappa Mundi, e com esse álbum a banda estourou de vez pelo pais todo, esse disco inclui grande hits da banda como: O Pescador de Ilusões, A Feira, Miséria S.A, Eu Quero Ver Gol e os covers de Ilê Ayê , Vapor Barato e de uma versão de Hey Joe, do Jimi
Hendrix. Disco clássico, todo mundo que gosta da banda deveria ter...EU TENHO. Proximo disco mais um recheado de hits e mais um clássico...EU TENHO TAMBEM..hehe Lado B Lado A nele esta incluso: Minha Alma (a paz que eu não quero), O Que Sobrou do Céu, Me deixa, Lado B Lado A. A musica Minha Alma trouxe pra banda vários prêmios com o vídeo clipe e no ano seguinte ao seu lançamento foi a vez de O Que Sobrou do Céu arrebanhar mais prêmios para caras. 
      No final do ano 2000, Marcelo Yuka se tornou mais uma vítima da violência no Brasil: ao tentar impedir um assalto, acabou baleado e ficou paraplégico. Afastado dos palcos para tratamento médico e sem poder tocar bateria, ele seguiu compondo e trabalhando no estúdio com a banda em outros projetos paralelos. 
      Em 2001 a banda lança seu primeiro álbum ao vivo chamado: Instinto Coletivo disco esse que marca a despedida de Marcelo Yuka da banda. Bom banda transformada em quarteto com a saída de Yuka e Marcelo Lobato assumindo as baquetas O Rappa parte para mais um álbum: O Silêncio Q Precede o Esporro, que em 2003 trouxe hits como Reza Vela, O Salto, Rodo Cotidiano e Papo de Surdo e Mudo. 
      Em 2005 a banda lança mais um disco dos clássicos. O Rappa Acústico MTV, o álbum reuniu praticamente todos os hits da banda em versão desplugada e com bastante sons instrumentais como uma percussão
feita com uma bacia de metal. 
      O disco traz participações especial com Maria Rita e Sibá, trouxe também alguns prêmios pra banda. Depois da turnê acústica, o quarteto voltou ao estúdio para criar o álbum 7 vezes, o mais recente de inéditas, lançado em 2008. Com ele vieram Meu Santo Tá Cansado, Meu Mundo é o Barro, Em Busca do Porrão ou Monstro Invisível. 
      Finalmente, em agosto de 2009, a banda foi até uma garagem desativada na Rocinha para gravar seu DVD mais recente, O Rappa Ao Vivo, lançado em 2010. É o repertório desse show histórico que volta em 2011, depois de um tempo de descanso, para a turnê pelo Brasil. Bom essa foi a coluninha da semana...QUEM FOR AO SHOW DEPOIS PASSAR AQUI E CONTE COMO FOI...

Grande Abraço

Ricardo Brandão

Um comentário:

  1. Muito fofinho!!!
    Adorei a dica. Acho que vou usá-la no natal com meus alunos.
    bjO

    ResponderExcluir