Páginas

18 novembro 2011

SWU – Start With You


Salve salve senhoras e senhores...

Essa semana a Set List recebe uma convidada especial. Bia Stenner vem contar pra vcs a experiecia vivida por ela no ultimo final de semana no SWU, festival realizado no ultimo final de semana em Paulinia - São Paulo. Por tanto com vocês: BIA STENNER E O SWU...


SWU – Start With You

     O evento tem o objetivo de reunir o maior número de pessoas possível em prol de uma causa: :fazer do mundo um lugar sustentável, mostrando que fazer isso é possível por meio de pequenasatitudes individuais no nosso dia-a-dia, como diminuir o tempo de banho,economizar energia ou separar o lixo de casa. Para captar a essência do evento é necessário entender que ele não é apenas um festival de música, é também um momento para se repensar atitudes e mudar hábitos, por essa razão esse ano o evento sediou o II Fórum Global de Sustentabilidade. Todo o evento é realizado dentro de padrões sustentáveis, desde os vários stands de marcas colaboradoras e patrocinadoras do evento até os shows. Aaaah os shows... O festival teve 72 apresentações musicais de bandas e DJ’s em seus três palcos e a tenda eletrônica, que impressionavam pelo tamanho e pelo design.

     Música boa é o que não falta. Tive a oportunidade de conhecer bandas das quais eu não teria conhecimento tão facilmente se não fosse pelo festival, que traz artistas novos com os quais os brasileiros não estão tão habituados, como o SOJA e a Tredeschi Trucks Band, que fizeram shows de arrasar. Outros shows que levaram o público à loucura e marcaram o evento foram Marcelo D2, Snoop Dogg, Damian Marley, Black Eyed Peas, Lynyrd Skynyrd, e o emocionante show do Chris Cornell. Os shows, em sua maioria, eram muito envolventes, devido ao tamanho das produções, da qualidade do som e da energia que o público, diverso e eclético, ajuda a criar.
      Ser diverso é característica do SWU. Que não se compromete em ser apenas um festival de rock, reagge, pop ou hip hop. É um festival de música e sustentabilidade e pronto. Por isso os estilos foram divididos nos dias do festival. No primeiro dia as apresentações eram de reggae, hip hop e pop, enquanto no segundo dia eram de rock e blues , no terceiro, de metal, grunge e hard rock.
        Impressiona a diversidade do público, do som e das atividades que o festival proporciona. Como foi a primeira vez que eu participei de um evento assim e sou marinheira de primeira viagem, fiquei babando em todos os shows, que eu pude assistir, e em todas as coisas que tinham pra ver naquele lugar. São tantas atrações que é impossível aproveitar tudo. Havia parede de escalada da Heinekein, tobogã e aquamassagem da Coca-Cola, vídeo game e guitarras disponíveis na barraca da Rolling Stone Magazine, entre várias outras coisas pra fazer além de participar dos shows. Infelizmente o evento, por ser novo, ainda não tem a divulgação merecida por parte da mídia, acredito que porque o festival procura trazer bandas pouco conhecidas e não muito comerciais. Porém como a mais nova fã do SWU espero que todos tenham a oportunidade de conhecer o festival nas próximas edições, assim como eu pude ter o prazer de participar agora. Pois como o próprio nome do festival diz: “Começa com você”, e o que faz do festival tão especial e cada uma das pessoas que participam dele.

Bia Stenner




PS: A coluna está saindo na sexta-feira devido aos acontecimentos da semana comigo, Charlene, para quem me acompanha no Twitter e no Facebook sabem da minha correria para a prova do mestrado.Obrigada pela compreensão e palavras de apoio. 


4 comentários:

  1. Pelo que ouvi o SWU está muito melhor que o Rock in Rio, sem falar que a causa do SWU também é melhor, mais importante. Pode ser bobo ou significar pouco, mas mesmo assim. Queria muito ter ido. Quem sabe na próxima. Seu blog é ótimo, bem variado. Já seguindo e obrigada pelo recado no skoob. :)

    Meu blog:
    Cultivando a Leitura

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga que foi comigo no SWU e foi no Rock in Rio, comentou que o SWU foi bem melhor, mais organizado... O evento é tudo de bom! Eu aconselho ir no ano que vem!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Charlena e Xu pela oportunidade de escrever aqui. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fui nos 2...e achei o SWU muito melhor que o Rock in Rio!!!Parabéns Bia..pela coluna..

    ResponderExcluir