Páginas

21 fevereiro 2012

Desafio Literário #2: Fevereiro – O sr. pip

Na fábula moderna de O Sr. Pip, uma bonita homenagem ao poder de transformação da literatura. Ambientado na Papua Nova Guiné nos anos de 1990, em plena guerra civil, o romance, contado sob a perspectiva de Matilda, de 13 anos, mostra como um personagem de um dos grandes escritores do século XIX, Charles Dickens, é capaz de mudar a vida da jovem e de toda a sua comunidade, na fictícia vila de Bougainville.Isolados por um bloqueio político, econômico e militar, os habitantes da ilha vivem com dificuldades e privações. A sorte de todos só mudaria quando o único homem branco que restara na aldeia decide reabrir a esquecida e também única escola do local, iniciando a leitura do clássico de Dickens Grandes esperanças. O impacto das aventuras do protagonista do livro, conhecido pelo apelido de Sr. Pip (nome do personagem principal na obra de Charles Dickens), ilumina de grandes esperanças Matilda e a gente de sua aldeia, sobrevivendo até ao inferno provocado pela guerra. 
ISBN: 9788532522436
Editora: Rocco
Ano: 2007
Páginas: 272
Classificação: 4/5
Onde comprar: COMPARE



     O livro conta a história de Matilda, uma garotinha negra que vive em Papua, em uma "tribo" onde grande parte dos moradores são negros, e com medo dos brancos que geralmente causam desespero e medo entre os moradores. Matilda mora com sua mãe, o pai da menina foi para outro lugar ganhar dinheiro e deixou a mãe com ela na aldeia. Em um momento do livro, um homem da aldeia, um homem branco morador se torna professor das crianças, e começa a apresentar a todos o Pip. Esse que é personagem do livro Grandes Esperanças, e passa a ser um membro, mesmo que através da mente das crianças da aldeia.
     A história de vida de Matilda, todos os perrengues que ela e todos da sua aldeia passam. Os momentos de alegria que essa pequena mas grandiosa menina passa com a leitura de Grandes Esperanças, faz com que ela se sinta dentro da história, como coadjuvante da história. Não tem como relatar o livro sem soltar spoillers, então fica a dica de leitura... Leiam! Vale a pena!
    Esse livro caiu em minhas mãos meio que por acaso, como todos sabem eu adoro passear pela biblioteca pública da minha cidade (BH é um ovo!), e lá estava ele me esperando... Achei a capa legal, pensei: por quê não? E não me decepcionei!
     Eu recomendo muito a leitura de Sr. Pip! Você consegue passar de um livro a outro, se sentir parte daquela aldeia que sofre com os soldados que machucam fisicamente e psicologicamente aquelas pessoas, acredito que mais psicologicamente.
      Agora fiquei com vontade de ler Grandes esperanças do Dickens, entrou para minha lista de desejados.


Quotes:
" - Quando alguém lê a obra de um grande escritor - ele disse -, está conhecendo aquela pessoa. Então vocês podem dizer que foram apresentados aos sr. Dickens por escrito, por assim dizer. Mas vocês ainda não o conhecem". Pág 29
" - Quero que vocês entendam uma coisa. Não sou um professor, mas vou fazer o melhor que puder. Esta é a minha promessa para vocês. Acredito que, com a ajuda dos seus pais, possamos fazer uma diferença nas vidas de vocês". Pág 25
"Algumas histórias ajudam a encontrar felicidade e verdade. Outras histórias ensinam a não cometer o mesmo erro duas vezes. essas histórias são para instruir. Basta olhar para o Livro Bom." Pág 70
"[...] - Mas, assim como a lichia - prosseguiu Agnes - , o sorriso doce de uma pessoa não diz nada sobre seu coração. Um sorriso pode ser truque. Para permanecer doce dos rapazes. Olhem para a Lichia. Ela seria tão doce se seus frutos ficassem expostos ao sol, e a chuva, e à vontade dos cães?" Pág 72

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas adorei a resenha. Já anotei para futuras leituras. Valeu por me apresentar à essa obra interessante.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Grandes esperanças é um dos livros que eu mais gostei na vida! E saber que existe um livro que usa um personagem dele me atrai no mesmo instante! Bom saber!

    http://pretextosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir