Páginas

13 abril 2012

Flor de Cerejeira ou Sakura: E começa a primavera no Japão!

     E começa a primavera japonesa... Nessa época as arvores de Cerejeira florescem e carregam a cidade de um tom rosa perfeito! A primavera teve início com o florescimento das árvores que, em 2012, têm um significado especial para o país, lembram do terremoto que acabou com parte do país no ano passado?!
A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.
A LENDA
Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.


     Eu, particularmente, acho as flores de uma delicadeza e perfeição sem fim. No origami tentamos reproduzir essas flores, com elas podemos fazer enfeites como móbiles ou até mesmo Kusudamas, tudo vai da criatividade de quem dobra. Deixo com vocês algumas sakuras, quem sabe posteriormente elas se tornem kusudamas para enfeitar algum lugar por ai...







Um comentário:

  1. Ei Charlene!

    Eu também acho as flores de cerejeira lindas *.*
    Dá vontade mesmo de fazer piquenique embaixo delas.

    Bjins

    ResponderExcluir