Páginas

28 abril 2012

Projeto Tertúlia Literária 2012: “O crime na literatura”

    
    Esse ano conheci o Projeto Tertúlia Literária, através de um Email enviado para a escola onde trabalho. E claro que fiz minha inscrição para tentar uma vaga, e não é que consegui!!!!


    "O projeto que reúne leitores para falar de suas experiências de leitura de textos literários em encontros periódicos. Os participantes leem livros de literatura previamente selecionados para os encontros mensais que acontecem na Sala de leitura da Faculdade de Educação da UFMG. Esses encontros ocorrem normalmente nas últimas sextas-feiras de cada mês, das 14 horas às 17 horas. Nessa tarde, são compartilhadas experiências de leitura dos participantes e de convidados. Nos dias que antecedem essa sessão presencial, os participantes acessam o grupo de discussão on-line e o site do Projeto para obter informações sobre os autores, sobre as temáticas abordadas nos livros, para lerem outros textos, assistirem vídeos, ouvir uma música relacionada à leitura e, ainda, para compartilhar algo, formular ou responder a perguntas postadas pelos participantes do Projeto. Em 2012, ano da 4ª edição do Tertúlia Literária, a temática abordada será “O crime na literatura”.Quem pode participar: Professores em exercício de escolas públicas e privadas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da Região Metropolitana de Belo Horizonte, alunos dos cursos de Pedagogia, Ciência da Informação e Letras da UFMG.            

  Hoje foi o primeiro encontro, e gostei bastante. Desde o inicio do ano estou com vontade de ler mais clássicos e acabo enrolando... Mas agora começou a minha chance! E não vou abandonar! O projeto consiste em um encontro mensal onde será feito uma apresentação de um livro pré-definido onde um professor ira explicar sobre o mesmo. Cada membro do grupo de leitura deverá ler o livro e postar informações no fórum no site do projeto.
   O primeiro encontro foi para apresentações, e foi bem agradável. Teve a leitura de um conto de Rubem Fonseca, e eu como sempre já quero ler o livro todo!!! O conto lido foi o Passeio Noturno, que está no Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século (Skoob), se alguém quiser trocar comigo esse livro eu quero viu?!!?
  Durante o ano iremos ler os seguintes livros:

25/05/12 Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe
29/06/12 Travessuras da menina má, de Mario Vargas Llosa
31/08/12 Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski
28/09/12 Édipo rei, de Sófocles e Hamlet, de Shakespeare
26/10/12 A alma encantadora das ruas, João do Rio
16/11/12 Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
07/12/12 O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós


   Já estou ansiosa para ler o primeiro livro, muito curiosa mesmo até porque ele foi traduzido por Clarice Lispector. Então, em breve posto resenha do primeiro livro! Vamos ver como será minha experiência com os clássicos!


Site do Projeto aqui

4 comentários:

  1. WOW q legal! Uma amiga emprestou-me o travessuras da menina má, e agora que vi que ele está nessa lista deve ser muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das travessuras da menina má,e como ela é má ! Achei a primeira metade mais interessante as descrições do PERU naquela época as revoluções, os recrutamentos ,as guerilhas a ditadura .depois achei um pouco monótono aquelas idas e vindas da menina má com suas "travessuras" e Ricardito sempre um bocó apaixonado.O que enriqueceu e tornou a segunda metade mais interessante foi os personagens como Juan Barreto, Salomón Toledano e Yilal , com quem me emocionei, embora isso não seja muito difícil.QUE PREÇO SE PAGA POR AMAR DEMAIS!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das travessuras da menina má,e como ela é má ! Achei a primeira metade mais interessante as descrições do PERU naquela época as revoluções, os recrutamentos ,as guerilhas a ditadura .depois achei um pouco monótono aquelas idas e vindas da menina má com suas "travessuras" e Ricardito sempre um bocó apaixonado.O que enriqueceu e tornou a segunda metade mais interessante foi os personagens como Juan Barreto, Salomón Toledano e Yilal , com quem me emocionei, embora isso não seja muito difícil.QUE PREÇO SE PAGA POR AMAR DEMAIS!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das travessuras da menina má,e como ela é má ! Achei a primeira metade mais interessante as descrições do PERU naquela época as revoluções, os recrutamentos ,as guerilhas a ditadura .depois achei um pouco monótono aquelas idas e vindas da menina má com suas "travessuras" e Ricardito sempre um bocó apaixonado.O que enriqueceu e tornou a segunda metade mais interessante foi os personagens como Juan Barreto, Salomón Toledano e Yilal , com quem me emocionei, embora isso não seja muito difícil.QUE PREÇO SE PAGA POR AMAR DEMAIS!

    ResponderExcluir